Maria José do Delícias d’Zezé

Nome: Maria José Moura Duarte
Negócio: Delícias d’Zezé
Área de negócio: Gastronomia
Bairro/Município: São Bento/Duque de Caxias
Contato: audinermaria2009@hotmail.com / (21) 98896-9098

 

Maria José Moura Duarte tem 59 anos e é conhecida como Zezé na cidade de Duque de Caxias, onde mora. Zezé era dona de casa até que, certo dia, decidiu se arriscar e fazer o que gostava para ganhar a vida. Começou a trabalhar com artesanatos, realizando trabalhos manuais como pintura em tecidos, bolsas e fazendo bijuterias.  Em uma de suas participações nos cursos e consultorias na Asplande, perguntaram-na o que ela fazia com mais prazer, o que mais a motivava. Quando Zezé se deu conta de que o que mais gostava de fazer era cozinhar, acabou se descobrindo uma artesã da culinária.

Pelo fato de já possuir certa experiência em fazer feijoadas, Zezé foi convidada a preparar a feijoada do Prêmio Tia Angélica da Mulher Empreendedora da Baixada Fluminense (prêmio que visa contribuir para o fortalecimento da teia solidária entre mulheres empreendedoras da Baixada) para 150 pessoas. O sucesso da feijoada levou Zezé a investir neste caminho, inclusive produzindo outros itens como balas de coco e frango assado.

Já são dois anos empreendendo no ramo gastronômico, mas Zezé conta que nem sempre o caminho foi fácil. Segundo ela, a principal dificuldade no começo foi conseguir visibilidade para seu trabalho. A divulgação acabou acontecendo mesmo pelo boca a boca entre vizinhos. A Asplande também possibilitou de divulgação do seu trabalho em feiras de artesanato da região. Além disso, aprendeu nas oficinas de negócios como cuidar melhor do seu negócio utilizando planilhas para calcular o preço de seus produtos e controlar as despesas e receitas. “A Asplande nos incentiva a seguir em frente e mostram que a gente consegue. Eles nos tornam profissionais no que estamos fazendo”, diz.  Tanto trabalho e dedicação têm dado resultado. Zezé já foi entrevistada pela Rádio Globo e já foi cogitada pelo “ogro” Jimmy, repórter de gastronomia do Mais Você, para uma matéria no programa da Ana Maria Braga, na TV Globo.

As fases difíceis do passado ficaram para trás. O empreendedorismo ajudou Zezé a sair de uma depressão, se libertar de situações que a desagradavam e seguir em frente. Os planos de Zezé para o futuro são promissores. Ela quer levar sua feijoada para fora do Brasil. Ainda não sabe como realizará o projeto e para onde quer ir, mas pretende conseguir parcerias com instituições que valorizem a culinária brasileira e que possam realizar este intercâmbio gastronômico/cultural. Sua filha de 30 anos (e sua melhor amiga) pergunta se ela está normal para ter um sonho assim tão grande, e ela responde: “Estou normalíssima! A minha hora chegou e eu vou fazer a minha feijoada fora do Brasil. Tenho certeza de que vou realizar este sonho”.  Nós também temos, Zezé!

 

Por Juliana Queiroz. Juliana tem 40 anos, é formada em química, mas não se conteve em ficar apenas dentro do laboratório. Decidiu juntar a química à vontade de empreender e lançou a marca Thor Gourmet, de fabricação de biscoitos integrais para cães. Contatos: https://www.linkedin.com/in/juliana-queiroz/https://www.facebook.com/thorgourmet/