Pare de Falar – Comece a Fazer

Como esse tal de Coaching pode me ajudar?

Tem áreas da sua vida que você deseja mudar? A sua rotina, os lugares que frequenta, as pessoas com quem anda, a forma como gasta o seu dinheiro estão te levando em direção aos seus objetivos? Não existe mudança ou salvação fora de você mesmo, a mudança existe por meio da sua própria conscientização. Não existe fórmula mágica, o caminho para atingir objetivos é o conjunto de autoconhecimento + determinação + planejamento. E isso está disponível para todo mundo.

 

O Coaching (lê-se “côutchim”) visa potencializar positivamente diversas áreas da vida de uma pessoa, o que envolve:
– Definição de metas e objetivos;
– Descoberta e desenvolvimento de pontos fortes;
– Identificação e superação de bloqueios;
– Definição de ações…

Através do autoconhecimento e do planejamento. Ele não dá respostas prontas e milagrosas, ele ensina a pessoa a fazer as perguntas certas, a olhar de uma nova perspectiva e tomar as rédeas da sua própria vida.

É um processo que usa ferramentas e metodologias cientificamente comprovadas. É uma parceria entre o profissional e o cliente. Uma parceria porque o profissional entra com o conhecimento, apoio, sigilo e não julgamento, o cliente entra com a responsabilidade de entrar em ação. Dependerá apenas do cliente colocar em prática tudo o que foi aprendido e planejado para que os resultados de fato apareçam.

 

Coaching não é…

1) Autoajuda
Desenvolve fórmulas próprias, diz qual caminho seguir, para atingir um objetivo: enriquecer, ser feliz etc.

Coaching
Não diz qual caminho seguir, ele orienta o cliente a encontrar o seu próprio caminho baseado na sua individualidade.

2) Terapia
Costuma focar no passado, os resultados não são específicos e mensuráveis, o terapeuta faz um diagnóstico e decide as intervenções que ele considera serem melhores.

Coaching
Foco no presente para atingir objetivos futuros, os resultados são específicos e mensuráveis, o cliente desenvolve e implementa suas próprias soluções, o profissional é o facilitador.

3) Consultoria, mentoria e aconselhamento
Consultoria – especialista que dá soluções.
Mentoria – um supervisor que usa sua experiência para aconselhar pessoas mais jovens e iniciantes.
Aconselhamento – como o nome já diz, aconselha, informa.

Coaching
Não dá conselhos, não dá opinião, não julga, e sim leva o cliente a encontrar suas próprias soluções.

Alguns pontos importantes que também são abordados no Coaching:

 

Vítima x Responsável

Se colocar no papel de vítima e colocar a culpa no outro por você estar em determinada situação é dar muito poder ao outro, poder de decidir como você vai se sentir ou o que vai fazer. A grande verdade é que, a menos que você esteja sendo ameaçada, ninguém pode te obrigar a nada.

Assumir a responsabilidade é libertador, é você olhar para si e dizer: “sim, eu me coloquei nessa situação, mas eu posso mudar isso quando eu quiser”. Olha que incrível! Percebe como a mudança de perspectiva muda tudo?

 

Foco

Para tomar as rédeas da própria vida é preciso, primeiro, ter clareza do que se quer. Caso contrário ou você vai viver por eliminação, descobrindo o que não te faz feliz ou você vai viver de acordo com o ideal de outras pessoas.

Pense na variedade de profissões e estilos de vida que existem no mundo, em todas as coisas que já foram criadas quando todos duvidavam que fosse possível. Por que você está se limitando então?

Para ter essa clareza é preciso parar para pensar sobre quais são os SEUS valores, seus talentos, seus sonhos, e também sobre quais são os seus bloqueios. Pode ser desconfortável a princípio, mas é preciso fazer as pazes com os seu lado “negativo”, os bloqueios se originam em uma parte do cérebro que tem apenas o objetivo de te proteger do desconhecido, ele não faz por mal. E se você sente medo, raiva, culpa, vergonha ou insegurança, não se esqueça de que todo mundo sente também, não se menospreze.

O Coaching ajuda na descoberta de todos esses pontos importantes e no alinhamento das áreas da vida (relacionamentos, trabalho, lazer, saúde…) com esses pontos. É preciso ter consciência do caminho a ser seguido para que a mudança seja sustentável.

 

O tempo

Você passou anos e anos construindo com todo cuidado e com as melhores intenções essa vida que tem hoje, a partir do momento que se decide mudar é preciso paciência para atingir os novos objetivos, as mudanças acontecem gradualmente.

Cada pessoa tem o seu próprio tempo, só é preciso cuidado para não procrastinar e se sabotar. Você passa mais tempo no celular ou vendo televisão do que tomando atitudes necessárias para realizar seus objetivos? Você desiste no primeiro erro?

Não existe fórmula mágica, o caminho é o conjunto de autoconhecimento + determinação + planejamento.

A questão não é se você é capaz de fazer a diferença e alcançar os seus objetivos. Você é. A questão é: você está disposta?

 

 

Carol Cortez é a consultora de Coaching & Branding Pessoal, carolcortezconsultoria@hotmail.com. Voluntaria da ASPLANDE através dos www.atados.com.br