Retrato de Gabriela Mailes

Nome da Empreendedora: Gabriela Mailes de Andrade Masterson Costa

Nome do negócio: Mailes Sabor Confeitaria

Área do negócio: Sabores do Rio – Gastronomia

Bairro/Cidade: Tomás Coelho/RJ

Contato: (21) 99685-9375

Instagram: @mailessabor

E-mail: mailessabor@gmail.com

 

Gabriela Mailes tem 34 anos, é uma empreendedora cuja veia comercial já vibrava na adolescência e que hoje está à frente da Mailes Sabor Confeitaria, uma empresa familiar que consiste na produção e venda de bolos e doces e no ensino da confeitaria.

Na adolescência, fazia vendas na varanda de sua casa: doces, revistas e cosméticos eram alguns dos produtos comercializados. Mais adiante, conheceu William, que se tornou seu marido e parceiro comercial, e, durante o curso de Licenciatura em Biologia, montou com ele uma barraquinha de açaí e petiscos na porta da igreja. Gabriela ainda revendia roupas e chegou a ter um stand de roupas em uma galeria em Bonsucesso. 

Depois de formada, atuou por 9 anos como professora de Biologia em 3 escolas. Em 2019, se estabilizou em 1 só escola e voltou a pensar nas vendas. Começou fazendo trufas e bolos de pote, que vendia no condomínio e na igreja, até que uma vizinha pediu que ela fizesse o bolo da festa de sua filha. Foi aí que o negócio começou de fato, ela investiu no seu treinamento, com vídeos no youtube, e-books, fez bolos para a família, a fim de testar e se aperfeiçoar, e, há 3 anos, decidiu se dedicar exclusivamente à confeitaria. 

No início da pandemia, Gabriela e William viveram por um tempo só da confeitaria e os kits festa foram o carro chefe do negócio, até que ela engravidou e teve que parar porque passava muito mal. Em 2021, nasceu Matheus, ela retornou à confeitaria, com o apoio de William nas compras, produção e entregas. 

Em 2022, Gabriela decidiu dar aulas de confeitaria, unindo suas 2 paixões: os doces e o ensinar. Hoje, ministra aulas e lives, já foi oficineira num projeto da prefeitura para mulheres em situação de 

vulnerabilidade e é parceira da FAB, indústria de corantes, onde faz lives e gera conteúdos didáticos.

Ela diz que “a Mailes Sabor é uma empresa familiar e com foco nas famílias, nas suas 3 vertentes: produção, revenda e cursos”. Com a produção, contribui para que famílias tenham momentos de partilha, com a revenda a preços acessíveis, viabiliza a geração de renda de pequenos comerciantes, e, com os cursos, treina pessoas na área de confeitaria, viabilizando uma renda extra.

Gabriela participou da 3ª turma de aceleração da Aipê, uma iniciativa que tem apoio do BNDES, com o objetivo de gerar trabalho e renda. Foi apresentada à ASPLANDE por uma amiga confeiteira e nos diz que as Oficinas e o acompanhamento de mentores vêm contribuindo grandemente para o seu negócio. “Eles nos mostram pontos que não conseguimos enxergar, me fizeram sentir-me ainda mais como dona do meu negócio e têm aberto portas para a minha empresa chegar em lugares que até então eu não tinha oportunidade. Tenho conhecido acelerações que, além do conteúdo riquíssimo, me dão a chance de ganhar um capital semente para investir no meu negócio, fora as amizades e possíveis parcerias”.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Escrito por Adelina Araújo, voluntária da ASPLANDE