Retrato de Pâmela Amaral

Nome da Empreendedora: Pâmela Amaral

Negócio: Amaral’s Creperia 

Área do Negócio: Sabores do Rio

Bairro/Cidade: Pilar/Duque de Caxias

Contato: (21)97352-5024

Instagram: @amaralcreperia

 

Pâmela Amaral, moradora do bairro do Pilar em Duque de Caxias, fez do crepe francês o seu negócio. O slogan, “Amaral’s Creperia sabor e requinte no seu evento!”, representa tudo que ela pode oferecer aos seus clientes.

Aos 37 anos, mãe de Pedro Henrique e Larissa, Pâmela trabalhou por 14 anos em transportadoras como assistente de logística. Mas sempre gostou da cozinha, e trabalhava também como copeira com uma equipe de eventos privados, cujo chefe de cozinha lhe ensinou a fazer crepes.

Em 2019, nasceu Larissa e, com a dificuldade de conciliar a vida doméstica com o trabalho em regime de CLT, começou a sonhar com um negócio próprio. Em 2021, registrou a Amaral´s Creperia, inspirada pelo sobrenome de seu pai, e obteve seu CNPJ. Mas só em 2023, se desligou do emprego e passou a se dedicar integralmente ao negócio. 

Comecei com o crepe francês, atendendo em casa, mas ainda sem uma carteira de clientes que sustentasse o negócio”, ela diz. Nessa etapa, sua mãe ajudou a fazer eventos de degustação. Tiraram fotos, divulgaram, os clientes foram surgindo e “as coisas começaram a acontecer”.

Pâmela então se capacitou para melhor atender ao seu público, fazendo cursos como o de “crepes e tapiocas” no SindiRio, e o de “salgados que rendem clientes”, do projeto Impulsiona (Sebrae), e está se preparando para começar na Gastromotiva. Participa de eventos, como o Festival Gastronomia Preta (2024), e em outras feiras e está sempre atenta a novas oportunidades de crescimento e estabelecimento de redes de contato.

Em 2024, participou do projeto SEBRAE “Tempero de Favela”, cujo objetivo é ajudar pequenas empresas a aumentar seu resultado por meio de uma gestão eficiente, um projeto com 3 etapas eliminatórias, em que Pâmela foi uma das finalistas, e participou do Natal na Tiradentes, por indicação do Sebrae.

Conheceu a Asplande por indicação de Mechelle Gonzaga e ingressou no Ciclo de Aceleração do Sabores do Rio em 2024. “A Asplande tem me ajudado muito no meu negócio, e fazer a aceleração me deu um gás para seguir em frente. Estava meio perdida, mas, ao entrar na Asplande, conheci muitas pessoas e tive novas oportunidades”, ela diz.

Há 2 anos, Pâmela só trabalha com crepes e a Amaral´s Creperia é sua única fonte de renda. Seu filho Pedro Henrique, com 17 anos,  auxilia na produção, ralando a muçarela, organizando os produtos nas caixas e produzindo o crepe francês nos eventos. Na divulgação da empresa, ela usa mais o Instagram, embora ainda não aproveite todo o potencial da ferramenta.

A mensagem de Pâmela para outras empreendedoras é a seguinte: “Acredite no seu sonho, acredite naquilo que está dentro do seu coração. As dificuldades vão aparecer, mas as oportunidades, junto com a força de vontade e a mente aberta, farão a caminhada ser mais gostosa, e, a cada avanço, o pensamento de “Desistir” não mais existirá”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Escrito por Adelina Araújo, voluntária da Asplande.