Retrato de Juliana Cris

Nome: Juliana Cris Mendes dos Santos

Negócio: Confeitaria Casa da Juju

Área: Gastronomia 

Bairro/município: Gramacho/Duque de Caxias

Contato: (21)99094-3359

 

Juliana Cris, de 36 anos, começou a empreender na adolescência, vendendo bananada de porta em porta no seu bairro. Antes de iniciar seu negócio, trabalhou como auxiliar de limpeza. Após ficar desempregada, decidiu retomar os estudos.

“Comecei vendendo trufas no curso de Gestão de Qualidade (Faetec). O curso era muito longe, então comecei a vender trufas para ajudar com a passagem de ida e volta. Naquele período, estava com depressão, e estar na cozinha fazendo as trufas foi um refúgio para mim.”

Em 2019, nasceu a Delícias da Juju. “Na sala de aula, falei para uma colega que estava vendendo trufas e perguntei se ela gostaria de comprar. Ela comprou e me indicou. Em uma das vezes, postei uma foto no Facebook e uma pessoa perguntou se eu fazia por encomenda. Eu disse que sim, e assim foi. Comecei a vender e, depois, percebi que precisava de um nome, pois as pessoas só me chamavam de ‘a menina da trufa’ e diziam que eram gostosas. Assim nasceu a ‘Delícias da Juju’.”

Atualmente, Juliana atualizou o nome da empresa para Confeitaria Casa da Juju. Os produtos mais vendidos são tortas salgadas, donuts, brownies, bolos, salgados funcionais e trufas saudáveis. Além disso, Juju conta com uma linha de doces naturais, como trufa de batata-doce com raspas de laranja, mousse de abacate com cacau, cookies fit, brigadeiro, cheesecakes  e bolo de abóbora com chocolate.

“Eu procuro entender cada ingrediente. Estudo cada fruta, legume e especiaria. Misturo doce com ácido, assim como fiz na trufa de batata-doce.”

O doce que Juliana mais gosta é a bananada. O doce que ela mais gosta de preparar é o donuts. “O donuts exige todo um processo para ser finalizado. A massa precisa ser trabalhada, descansar, depois abrir, moldar, fritar, esfriar e, por último, decorar. E assim somos nós na vida: passamos por processos, crescemos e nos desenvolvemos até nascer uma linda flor… que pode ser um sonho, uma conquista de algo tão esperado.”

Para se manter atualizada e acompanhar as novas tendências, a empreendedora acompanha conteúdos especializados nas redes sociais e integra grupos dedicados à confeitaria no Pinterest e no Facebook.

“Eu procuro aprender sobre as regiões, seus costumes, o que gostam de comer, sejam frutas ou legumes. Procuro em livros, assisto a vídeos no TikTok, YouTube e Instagram.”

Conheceu a Asplande através de uma colega, participou de vários cursos e fez a Aceleração de Negócios de Impacto.

Juliana compartilha uma mensagem inspiradora para as empreendedoras: “Todo grande sonho começa pequeno, mas é a coragem de começar que faz ele crescer. Então, apenas comece, arrisque!”

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Escrito por Herney Gomes, voluntário da Asplande