Retrato de Andressa Barboza
Nome: Andressa Barboza Melo
Negócio: A Borboleta Jeitosa
Área do negócio: Raízes do Rio
Bairro/Município: Riachuelo/Rio de Janeiro
Contato: (21) 97407-0180
Instagram: @borboletajeitosa
Andressa Barboza, de 35 anos, foi a criadora e está à frente da empresa “A Borboleta Jeitosa”. Ela iniciou sua carreira no empreendedorismo em 2019, após enfrentar dificuldades em conciliar os cuidados que precisa ter com suas quatro doenças autoimunes e a vida profissional, em regime de CLT.
De forma afetiva, vendendo camisetas, almofadas, canecas e quebra-cabeças personalizados de maneira única, a empreendedora alega que teve facilidade para dar início ao seu negócio, devido à sua personalidade extrovertida, conseguindo interagir ativamente com todos, e por se considerar uma pessoa criativa – características essenciais para criar diariamente itens exclusivos.
Andressa se encontrou no mundo dos personalizados porque, como ela diz, “receber o presente errado é ruim, mas errar o presente é ainda pior”. Isso faz o cliente pensar na pessoa que vai presentear, no seu gosto e no que a faria feliz. E Andressa traz a solução para o cliente fazer alguém feliz.
Ela iniciou sua carreira no artesanato de forma autodidata, mas, há 5 anos, conheceu a ASPLANDE por indicação do coletivo de empreendedoras do qual ela faz parte. Em nossa ONG, foi selecionada para um processo de aceleração do seu negócio, com aulas semanais de diversos professores. Após a conclusão do curso, a empreendedora recebeu um aporte financeiro para conseguir alavancar seu negócio. Ela afirma que ainda tem o desejo de fazer mais cursos, visando acrescentar mais técnicas à sua empresa de personalizados.
Sem outra fonte de renda, Andressa realiza a divulgação da sua empresa pelas redes sociais, como o Instagram, o Whatsapp e o Facebook. Por meio do Instagram, ela investe pesado no marketing de seus produtos, aproveitando oportunidades como as Olimpíadas, e datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais e muitas outras. “A gente lembra dos amigos e tem vontade de comprar e de presentear um personalizado”. Além disso, acrescenta, sua presença em feiras ajuda a espalhar para mais pessoas seu potencial, o boca a boca vai incrementado as vendas e até utiliza imãs de geladeira para divulgar seu negócio.
O conselho que Andressa deixa para as futuras empreendedoras e pessoas que sonham empreender é o foco nos estudos e na persistência, “é extremamente gratificante trabalhar com algo que amamos e receber o feedback positivo dos clientes é animador demais!”, diz.
Escrito por Maria Eduarda Mayrink, voluntária da Asplande.