Retrato de Rogéria da Silva
Nome: Rogéria Marinho dos Santos Bezerra da Silva
Negócio: Empadas e Sorvetes Ebenézer
Área do Negócio: Projeto Sabores do Rio
Bairro/Município: Cachambi-RJ
Contato: (21) 98781-6691
Rogéria Marinho dos Santos Bezerra da Silva, carioca, 43 anos, casada, mãe de um filho de 7 anos, moradora do Cachambi, criou seu negócio “Empadas e Sorvetes Ebenézer”.
Trabalhava como CLT, mas com a chegada do filho, precisou pedir demissão em função de questões de saúde do menino, que apresentava intolerância ao leite. A partir daí, foi buscando alternativas de trabalho em casa até chegar às empadas.
Como no Cachambi tem muitas fábricas de empadas, passou a ver receitas na internet, testá-las e após várias tentativas conseguiu fazer suas empadas, vendendo na igreja que frequenta. Nos conta que sempre tinha alguém pedindo, encomendando e recomendando. Passou a utilizar a metade frontal de sua garagem, localizada em uma rua movimentada, próximo a um ponto de ônibus, para instalar sua loja, colocando algumas mesas de bar, uma estufa de duas prateleiras, uma geladeira para água e Guaravita, e assim começou seu negócio. Além da Loja, trabalha com encomendas pelo WhatsApp, via Status, fazendo as entregas por carros de aplicativo ou por retirada na Loja.
Em 2020, com a Pandemia, precisou suspender as atividades, principalmente por sua clientela ser em parte de idosos “que iam à padaria e passavam por lá para pegar duas empadinhas”. Conta que teve que se desfazer do estoque de Manteiga Primor, ficando com fardos de caixas e forminhas. Já estava desanimada, quando ganhou um curso oferecido pela Prefeitura do Rio para “Panificação e Confeitaria”, lá conheceu duas participantes que a indicaram o contato do Paulo da ASPLANDE.
Fez o curso online de Aceleração para Empreendimentos de Gastronomia 2022, que foi importantíssimo para incentivá-la a continuar no empreendimento. Com o auxílio financeiro recebido comprou uma estufa maior e começou a trabalhar com Picolés e Açaí. Através das aulas da Maristella, “Fundamentos e Aproveitamento Integral de Alimentos”, desenvolveu sua empada vegetariana com recheio à base de talos de couve e alho-poró.
Consegue separar bem as atividades da casa das do empreendimento. Na sua loja possui uma geladeira e freezer, um forno grande de assar pizza e organiza a preparação das empadinhas e molhos quando está sozinha em casa. Rogéria, como tantas empreendedoras, precisa harmonizar várias funções: ser mãe, cuidar da casa e do empreendimento.
Como planos futuros está a colocação de um balcão com banquetas numa das paredes da loja.
Uma palavra de incentivo para as novas empreendedoras: “Acredite em si mesma e tudo será possível. O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia, por isso persista no caminho do êxito e seja a mudança que você deseja ver no mundo”.
Por Glaucia Torres voluntária da Asplande