Retrato de Iracy Gomes
Nome: Iracy Santos Gomes
Área de negócio: Raízes do Rio
Empreendimento: Criative Ecoarte
Bairro: Seropédica – RJ
Contato: (21) 99828-3554
e-mail: iracysgomesartesa@gmail.com
Iracy Santos Gomes tem 69 anos, é viúva, tem 2 filhos já adultos e um netinho de 5 anos, o Cayo Francisco. Ela sempre gostou de fazer artesanato, pois desde muito cedo sentiu que essa atividade a acalmava e percebeu que poderia ter algum lucro fazendo o que gostava.
Na sua trajetória de vida, Iracy trabalhou na roça e criou seus filhos, tendo o artesanato apenas como um sonho. Sua iniciação nessa arte foi na igreja católica, onde, participando do Clube da Mãe, aprendeu e pintar em tecidos e depois ensinou essa técnica a crianças e adultos.
Mais tarde, numa ida a Petrópolis com sua filha, Iracy se apaixonou por uma boneca de palha, mas não pode comprá-la porque era muito cara. Pensou “A palha era uma matéria que eu tinha na roça, então, quem sabe eu podia criar a minha boneca?”.
Com essa inspiração, Iracy foi fazer um curso de Artesanato com Fibras, promovido pela EMATER. A fibra trabalhada nas aulas era a palha de milho, mas ela colocou a fibra de bananeira, funcionou muito bem e assim nasceram as bonecas de Iracy. Sua primeira venda aconteceu numa feira promovida pela EMATER, que se realizou na UERJ, uma experiência que lhe mostrou a necessidade de aperfeiçoar as bonecas para que chegassem mais perfeitas às mãos de quem as comprava.
Depois ela conheceu a Rede de Mulheres Empreendedoras da Zona Oeste e começou a frequentar as reuniões. Essa participação lhe deu oportunidades de conhecer pessoas, mostrar seu artesanato e trocar experiências. Desde então, Iracy participou de muitas feiras pelo Rio de Janeiro, como a feira de Campo Grande e as feiras da Eco Sol, nos diversos bairros em que ela acontece, e deu também oficinas de bonecas afro. Conheceu muita gente e muitos lugares.
Seu negócio recebeu o nome de Criative Ecoarte, cujos produtos principais são os bonecos, santinhos e personagens afro, feitos com fibra vegetais, tecidos e materiais diversos reaproveitados, reciclados.
Iracy é responsável pela renda de sua família, mas o artesanato não é sua única receita, ele apenas complementa a pensão deixada pelo seu marido.
Sua grande amiga Regina Fontes, ela conheceu no curso da EMATER e depois a amizade se fortaleceu na Rede de Mulheres. Foi Regina que lhe apresentou a ASPLANDE e Iracy participou da primeira turma da formação Basta à Violência Doméstica.
Como mensagem final, Iracy diz que “Com artesanato crio e realizo sonhos”.
Escrito por: Adelina Araújo, voluntária da Asplande