Retrato de Vanessa Sant’Ana
Nome: Vanessa Lourenço Sant’Ana
Negócio: Alecrim Gastronomia Saudável
Área de negócio: Sabores do Rio
Bairro/Município: Bangu – Rio de Janeiro
Contato: (21) 97682-2860
Vanessa Sant’Anna tem 46 anos, nasceu em Brasília, mas mora no Rio de Janeiro desde criança. Mãe de três filhos, ela trabalha com o marido no empreendimento Alecrim Gastronomia Saudável. Carregando dentro de si as memórias do avô paterno, sua maior inspiração na cozinha, o sonho de Vanessa é ter uma loja física para expor e servir as delícias da Alecrim, feitas, hoje, na cozinha de sua casa.
A história de Vanessa com a gastronomia começa com as vivências de sabor que seu avô preparava: “com ele, aprendi a cozinhar e via como ele aproveitava tudo dos alimentos. Já faz 15 anos que ele faleceu, mas ainda lembro dele pedindo ‘pra eu buscar hortelã e pimenta na horta’, pra ele fazer seu tempero mágico”.
Em 2003, depois de trabalhar na área administrativa, Vanessa se reconectou com os sabores, ao abrir com o marido, chef de cozinha, o Buffet “Festejar e Afins”, voltado para festas infantis e outros eventos. Em 2018, ela e a família decidiram cuidar de sua própria alimentação e dar uma pausa na correria do Buffet.
A mudança no estilo de vida chamou a atenção das pessoas próximas e daí surgiu a ideia de montar um negócio de marmitas saudáveis congeladas, a Alecrim, e voltaram com o Buffet, atuando na área corporativa com cardápios diversos.
Em 2019, participando de um curso da Gastromotiva, Vanessa entendeu que gestão, marketing e aproveitamento integral dos alimentos eram necessários em sua empresa e, junto disso, retomou um sonho distante: graduação em Nutrição, com bolsa 100% através do Vestibular Solidário. “Foi a melhor coisa que fiz”, e ela segue trabalhando com o marido: “[…], eu fico preocupada com o equilíbrio do prato e ele usa a técnica, dando textura e sabor, quebrando o paradigma de que comida saudável é sem graça e sem gosto.”
Vanessa conheceu a ASPLANDE na aceleração Fundo Mano A Mano, indicada pela Gastromotiva. “Fiquei encantada”, ela comenta, citando que a ASPLANDE atrai oportunidades e oferece apoio. Vencendo a timidez, ela encontrou o empoderamento e aproveitou de muitas oportunidades: teve um prato autoral no Espaço Favela do Rock in Rio, palestrou no “Sabor e Saúde” junto de outra empreendedora, participou do Sabores do Rio, e ministrou aulas online, criando em uma delas um menu que tinha o maracujá como o produto principal, usando desde a casca até as sementes.
Além da cozinha profissional, Vanessa usa a Alecrim como cozinha social, no projeto Elo, que ela explica: “aqui ‘pra gente a cozinha é um elo de transformação social”. Nesse projeto, a Alecrim promove oficinas de gastronomia sustentável para mulheres dependentes químicas em recuperação. O objetivo é mostrar a elas uma vida saudável, que potencialize sua recuperação e a retomada da dignidade social. A formação e o certificado final do curso podem ajudar nessa retomada.
Apesar do longo tempo de dedicação em pé na cozinha, Vanessa vence todos os dias as dificuldades de empreender. “Fazer tudo ao mesmo tempo”, como ela cita, torna-se um troféu quando os clientes trazem feedbacks positivos. “É uma escolha. Ser empreendedor, para mim, é ter coragem. […] é começar com o que você tem, onde você está.”
Escrito por Moara Guimarães Flausino, voluntária na ASPLANDE.