Retrato da Elizabethe Rodrigues

Nome: Elizabethe Rodrigues Borges Conceição

Negócio: Restaurante Água na Bocca – comida pronta

Área do negócio: Gastronomia – Sabores do Rio

Bairro/Cidade: Pendotiba/ Niterói 

Telefone: (21) 99167-3047

Instagram: @aguanaboca

Facebook: Elizabethe Rodrigues Borges

Elizabethe Rodrigues Borges Conceição tem 47 anos, é mãe de Camilli e Diego, casada com Aledir há 27 anos e está à frente do Restaurante Água na Bocca, um empreendimento que conduz em família e que fornece refeições personalizadas, “Aqui o cliente traz a ideia e agente desenvolve”. 

Beth sempre gostou de cozinhar, aprendeu com a mãe, a tia e a avó. Há mais de 20 anos, prepara bolos, empadões, pizzas e salgadinhos, principalmente para festas. Em 2016, obteve seu registro de MEI, fez o curso de Empreendedorismo do SESC – Niterói e, em 2018, participou da 1ª turma da Incubadora de Empreendedorismo, também do SESC.

Em 2019, Beth começou a trabalhar com quentinhas, mas no início não teve boa resposta, em função da dificuldade logística. Deu uma parada e, em 2020, resolveu insistir, criou a marca Água na Bocca e, “comecei a entender a necessidade do cliente e me adaptar ao que ele precisava”. Se propôs a fornecer marmitas contendo somente a proteína, marmitas fit, ou seja, soluções alimentares e não simples refeições. Mas aí veio a pandemia. 

Com o lockdown, a produção parou por 40 dias, mas a pandemia não acabou e, com todos os cuidados de proteção pessoal, Beth retomou o fornecimento de refeições, desta vez congeladas. Por outro lado, “as pessoas em home office, com medo de ir ao mercado, fizeram meu negócio crescer com as marmitinhas, mini refeições”.

Nesse ponto, a família de Beth teve um papel fundamental no negócio. Sua filha Camilli, que já empreendia no ramo de doces, ingressou no Sabores do Rio. Com o que aprendeu, ajudou sua mãe na sistematização do negócio, na padronização das receitas e do tamanho dos itens produzidos, no controle do caixa e na divulgação. Beth também participou do Sabores do Rio e “tive um super apoio, recebi dicas para me fortalecer em todas as áreas e assisti diversas lives que me ensinaram a olhar e valorizar meu negócio”.

Além disso, seu marido Aledir, que é contador, não se sentia bem no trabalho virtual, a internet falhava, a pressão por resultados era enorme e ele é hipertenso. Esse conjunto de fatores fez com que ele deixasse o emprego para se dedicar ao Água na Bocca. Comprou uma moto e hoje faz as entregas, além de ajudar no que for preciso. Finalmente, Diego, que ainda é estudante, também dá uma ajuda quando chega em casa. 

Beth e sua família têm uma boa clientela. Além das refeições, eles fazem eventos, como uma feijoada, uma festa junina ou com um tema a combinar, além de retiros, sempre partindo da ideia que o cliente traz e desenvolvendo soluções. 

A fim de incentivar mulheres que têm seus próprios negócios ou sonham em ter, ela diz: “A atitude faz toda diferença! Se você tem um sonho, corre atrás. Pra saber se vai dar certo ou não, você precisa tentar. Comece com o que tem. Para um sonho se tornar realidade, 100% de responsabilidade é sua! Tomara que dê certo, se não der, recomece!” 

 

Escrito por Adelina Araujo, voluntária da Asplande