Retrato de Gilka Albany

Nome:  Gilka Albany Cipriano de Moraes

Negócio: Gil’Artes e Confecções

Área do Negócio:  Rede Zona Oeste e Projeto Raízes do Rio

Bairro/Município: Itaguaí / RJ 

Instagram: @albanygilka; e-mail gilkaalbany1957@gmail.com

Contato: (021) 971190063

 

Gilka Albany, 65 anos, desde pequena foi envolvida com artes: com a avó, aprendeu tricô, crochê e tear; com sua mãe aprendeu a costurar. Deixou de trabalhar fora de casa quando suas crianças ainda eram pequenas. Surge então o negócio Gil’Artes e Confecções sua principal fonte de renda. Trabalha com peças para copa e cozinha, sendo os “cobre lanches/cobre copos” seus carros chefes. 

Nos conta que teve uma inspiração para iniciar seu negócio quando, certo dia, ao cozinhar um peixe, começou a ficar incomodada com as moscas que rondavam a comida. Colocava panos em cima dos pratos, mas não era muito prático e sujava tudo pensou então usar o tule para proteção, mas queria fazer algo especial, começou a colocar pesinhos na bainha, frutas diversas feitas de tecido e feltro – banana, morango, caju, pimenta etc. Hoje ela faz cobertas para mesas de 4 e 8 lugares.

Começou a expor no Circuito Carioca de feiras de Economia Solidária em Campo Grande e Santa Cruz. Regina Fontes a convidou para uma avaliação, solicitou que levasse três peças prontas e uma a ser terminada na hora em um espaço do Ministério do Trabalho, no centro do Rio. Com a aprovação de seu trabalho, passou a frequentar as reuniões da Rede Zona Oeste da ASPLANDE, há 18 anos.

Gilka fala que a ASPLANDE foi como uma luz no final do túnel, entrou cega, não tinha expectativa de vendas. Ampliou o modo de encarar o seu negócio. O apoio que é dado pela organização é fundamental. Atualmente faz a formação do Projeto Raízes do Rio. Durante a pandemia precisou recorrer a uma amiga para utilizar o celular e participar dos eventos online. Nos conta que é utilizada, pela ASPLANDE, uma espécie de cartilha com perguntas, que cada empreendedora precisa preencher após assistir algum evento, o que, além de permitir avaliar o conteúdo, ajuda a desenvolver o raciocínio crítico e a criatividade.

Seu principal meio de vendas, fora as feiras onde conta com o apoio logístico do marido, é o WhatsApp. Nas feiras, as peças têm uma etiqueta com logo e telefone, além de sempre colocar um cartão de visita nas sacolas. Seus produtos são feitos com muito amor, como pode ser visto em cada detalhe do acabamento, escolha de cores e padronagem  dos tecidos. Com a interrupção das feiras, durante a pandemia do Coronavírus, aproveitou para confeccionar e fazer estoque. Por já possuir uma boa clientela o impacto financeiro desse período não foi significativo. As entregas eram feitas em pontos acordados com os clientes. 

A mensagem da Gilka para as mulheres empreendedoras: “Tenha força, foco e fé se realmente é isso que você almeja pro seu sucesso, corra atrás que você consegue”.

 

Por Glaucia Torres voluntária da ASPLANDE