Retrato da Joelma Alcântara

Nome: Joelma Alcântara

Negócio: Jojô Serviços

Área de negócio: atendimento contábil, administrativo e recursos humanos

Bairro/Município: Nova Brasília, Bonsucesso

Contato: (21) 99209-39954

Procurar emprego diariamente com currículo em baixo do braço é a realidade da maioria das pessoas periféricas. Mas não é sempre que os periféricos conseguem elaborar ou apenas imprimir um currículo, a falta de recursos financeiros e a disponibilidade de tempo são fatores que impedem esta simples ação. Observando a realidade de Nova Brasília, localidade do Complexo do Alemão, Jojô Alcântara decidiu criar a Jojô Serviços para auxiliar os moradores com serviços administrativo, contábeis e recursos humanos. Pernambucana arretada, chegou no Rio De Janeiro em 1997, aos 11 anos de idade. Como toda adolescente se acostumar a uma mudança de Recife, nordeste brasileiro, não foi fácil. Jojô, reclamava com sua mãe por trazê-la para morar num dos lugares mais estigmatizado pela violência no Rio De Janeiro, “morei de favor em 5 casas, meu pai faleceu quando eu tinha 12 anos, a vida foi bem difícil junto com a minha mãe, eu tenho um irmão mais velho, mais ele saiu de casa bem jovem para morar com a namorada, e eu que tive que ser o suporte da minha mãe” conta.

As adaptações que Jojô Alcântara precisou fazer foram inúmeras já que parou de estudar com 14 anos e teve que trabalhar assim garantindo a sustentabilidade da família, “eu sentia muita necessidade de ajudar a minha mãe e tive que optar naquele momento de parar os estudos para ajudar ela com a lojinha de doces, enquanto ela ia fazer as faxinas para manter o nosso sustento, morei dentro dessa loja com ela, e só tinha 2 cômodos era a loja e um pequeno banheiro e ali morei algum tempo, acho que um ano, com essa situação alguns amigos da minha mãe foram pedindo para eu morar de favor com eles, até a situação dela melhorar, eu já chorei demais, mas eu sempre busquei motivação interior” relembra.

A fé em acreditar no futuro melhor levou Jojô Alcântara a voltar com tudo para a sala de aula, em 2008 começou o curso superior em administração de empresas, percebendo que não era sua praia pois nunca foi boa em matemática, ela decidiu trancar a faculdade no 4º período. Em 2013, estudou um ano para o Enem e conseguiu bolsa de 100% em Recursos humanos, “antes de empreender eu era o orgulho da minha mãe, por conta do nível superior fui trabalhar em um escritório de advocacia, lá trabalhei 7 anos na parte administrativa, mais eu não estava feliz lá, então resolvi criar coragem, enfrentar o medo e sai de lá em 2015, quando veio a crise conversei com o sócio e ele me mandou embora e comecei a trabalhar com cosméticos, não deu certo, fui para consórcio que também não deu certo” revela.

Mesmo com tantos desafios, a empreendedora social não desistiu de sonho de se tornar empreendedora e sendo motivação para própria mãe empreender, “minha mãe decidiu empreender se espelhando em mim e hoje ela tem uma pensão e está a frente da lanchonete dela também que ela tinha abandonado por vários anos. A vida ainda não está como eu quero, mas já deu uma virada grande” fala.

Além de toda história de luta e vitória, a Jojô Serviços oferece atendimentos diários em agendamento de documentos, cálculo de rescisão trabalhista, elaboração e envio de currículos para empresas e ainda abertura do MEI (micro empreendedor individual). Para realizar tantas ações empreendedora conta com parceiros de negócios que atendem seus clientes em diversos setores que ela não tem especialização, “advogados: Doutor Alexandre, Doutor Luiz Cabral, Doutora Eloar e Doutor Luiz Felipe, Neto da PHD contabilidade que é o contador que me auxilia bastante na parte dos empreendedores e outras categorias, a Iris minha parceira que atende com plano de saúde e seguro, a Marcela que atende com serviços de despachante e profissionais de diversas áreas (pintor, pedreiro, frentista, Uber dentre outros) que são meus clientes e indicações de grupos do Alemão [Complexo] que faço parte no WhatsApp, acho que é muito importante que um ajude o outro. Todos crescemos” conclui.

Moradora de Nova Brasília, nos últimos anos Jojô Alcântara presenciou muitas transformações nas políticas públicas da localidade, “nós perdermos excelentes cursos profissionalizantes aqui no Alemão que ajudavam no desenvolvimento profissional e na educação de jovens e crianças, projetos que eram importantíssimos para o desenvolvimento e ocupar a cabeça deles a Fábrica Verde, a Tv Verde, A Nave do conhecimento e agora estamos na luta para não fechar o posto médico antigo Pam de Del Castilho que hoje é uma Clínica da Família, eu fico preocupada com tantas perdas aqui para nossa população” sintetiza.

O amor pelo Complexo do Alemão é visível para ajudar cada um a mudar o seu lugar de pertencimento a empreendedora é voluntária de um projeto voltado ao recrutamento de jovens para encarar o mercado de trabalho a proposta já formou 17 jovens e pretendem voltar em 2020 se houver patrocínio. Outras mulheres empreendedoras periféricas são inspirações para Jojô, “uma amiga minha aqui no Alemão é ativista e é uma inspiração para mim se chama Mariluce Mariá, tem um projeto lindo chamado Favela Art, e a história de vida dela é de muita superação. Zoraide Gomes a Cris dos Prazeres, tem um projeto lindo que se chama Vai na Web, voltado para tecnologia no morro dos Prazeres em Santa Teresa, ela trabalha com jovens e adultos, aquela mulher também é fantástica. Amo ouvir os discursos e as palestras dela, também costuma fazer fóruns voltados para empoderamento feminino, já tive o prazer de  participar da banca dela, e sem dúvidas ela é uma inspiração também” admira.

Atualmente a Jojô Serviços têm mais de 35 tipos de atendimentos especializados em diversas áreas administrativas no Complexo do Alemão e diversos bairros do Rio e região metropolitana divulgando através das redes sociais. A Jojô Serviços é um dos negócios selecionados para participar da Incubadora Impacta Mulher.

Por Beatriz Carvalho, voluntária da Asplande.

Foto: Deborah Reis