O aumento do empreendedorismo feminino e seus desafios
Segundo as recentes pesquisas realizadas pela SEBRAE juntamente com a GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o empreendedorismo principalmente no Brasil, tem aumentado significativamente ao longo dos anos. Os relatórios também evidenciam que cada vez mais mulheres têm arriscado e fundado novos negócios de forma proporcional aos homens, na busca de autonomia e independência elas desbravam e inovam no mundo dos negócios.
De acordo com os dados divulgados as mulheres fazem parte de 48% dos empreendimentos iniciais, tendo um interesse maior pelo setor de serviços (GEM 2018). Entre as motivações para começar um negócio, elas citam a necessidade de uma renda extra, a busca por independência financeira e a possibilidade de estabelecer seus próprios horários e/ ou poder ficar mais perto da família.
Entretanto, apesar desta conquista inicial ainda enfrentam dificuldades para se manter no mercado. Estudos apontam que elas faturam menos que seus concorrentes masculinos mesmo tendo competência para gerir o negócio e por isso uma grande parcela dessas líderes desistem ou entram em falência entre o período de 6 meses a 1 ano, dessa forma apenas 43% das mulheres conseguem fazer parte do grupo de pessoas que possuem empreendimentos estabelecidos.
As causas para esses fracassos são inúmeras, muitas se sentem impotentes ou são desmotivadas pelos próprios amigos e familiares antes mesmo de colocar o que está no papel em prática. Acredita-se que a principal causa ainda seja o machismo presente no meio, os colaboradores e clientes por muitas vezes sentem receio de entrar em contato ou trabalhar com empresas geridas por mulheres, duvidando de suas capacidades e habilidades de direção. Além disso as empreendedoras recebem pouco investimento externo em comparação com os homens, segundo o estudo da Endeavor Brasil feito em parceria com o SEBRAE, se houvesse o investimento financeiro da mesma maneira que há para os empreendimentos administrados pelos homens, seria possível gerar cerca de seis milhões de empregos em cinco anos.
Ainda há muito para ser superado e desbravado no mercado atual que tem pedido cada vez mais inovação e representatividade sob o olhar de outras perspectivas. Para as novas líderes é importante deixar claro que não se pode deixar que o medo do fracasso possa impedir de criar o seu próprio negócio. Saber lidar com as finanças e ter uma boa comunicação com seus clientes é de extrema importância, por isso busque o apoio e sabedoria daqueles que entendam da sua área de atuação antes de colocar a mão na massa. Caso queiram se inspirar o Mulheres na Rede possui na aba Minha História inúmeras histórias de mulheres que alcançaram o sucesso, mas nunca se esqueçam que A LUTA CONTINUA!
Por Keila Costa. Keila é estudante de Jornalismo e voluntária Asplande.
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