O gás de cozinha – gás natural encanado
Este mês vamos falar dos aspectos de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Gás Natural (GN), que é vendido no Rio de Janeiro pela antiga Companhia Estadual de Gás (CEG), agora esta empresa se chama Naturgy, que distribui já encanado até a nossas casas, a uma pressão relativamente baixa, só um pouco acima da pressão atmosférica.
O GLP, assunto do último artigo, e o GN são produtos com composições químicas muito diferentes, que exigem adaptações na entrada e nas bocas do fogão, quando se troca de um tipo para o outro, e têm relações diferentes com a nossa saúde e segurança.
Gás Natural (GN)
O Gás Natural contêm os compostos chamados de metano e etano, que são os mais leves do petróleo e não se liquefazem nas condições de transporte até as nossas residências. Como o GLP, o GN em si não tem cheiro, mas é odorizado com uma substância que permite e detecção de vazamentos.
No fogão, o GN tem uma queima limpa, não polui o meio ambiente e sua utilização é mais segura até do que a do GLP. Isto porque o GN é mais leve do que o ar que respiramos e se dissipa rapidamente pela atmosfera, favorecendo o uso doméstico. Quando ocorrem vazamentos, ele não se acumula na parte baixa do ambiente e, se houver ventilação adequada, os riscos de incêndio e danos à saúde são muito menores.
Em todo caso, para uma utilização segura do GN, dever ser tomados os cuidados recomendados pela companhia de gás. Os mais importantes são:
– A ventilação do ambiente é fundamental. Por isso, janelas e basculantes devem ser mantidos livres dos obstáculos que impeçam a renovação do ar.
– Os locais com gás natural devem ser vistoriados seguindo as principais normas de segurança brasileiras para uso de gás canalizado, no mínimo a cada 2 anos. A vistoria periódica evita danos futuros e garante a eficácia e segurança da utilização do gás natural.
– Se sentir cheiro de gás, não acione interruptores nem aparelhos elétricos, mantenha portas e janelas bem abertas, feche os registros dos aparelhos a gás e do medidor e não abra até que o defeito seja reparado. Chame a assistência técnica imediatamente ou ligue para a Central de Urgência da companhia de gás. No Rio de Janeiro é a Naturgy 0800 0240197.
Importante!
Jamais tente encher um botijão de GLP com GN. Isto vai causar com certeza um acidente muito sério, como mostrado na figura a seguir. Nesta figura, o cilindro que está intacto é um cilindro de gás natural comprimido, adequado somente para uso em veículos.
Fonte: https://www.naturgy.com.br/br/saopaulo/paraoseunegocio/ogasnatural/normasdeseguranca/1297092042802/segurancanouso.html
Por Maria Adelina Santos Araújo, Engenheira Química e voluntária da Asplande