Aspectos de Produtos Químicos

Vamos usar este espaço nos próximos meses para falar sobre aspectos de Segurança, Saúde e proteção ao Meio Ambiente de produtos químicos, denominados pela sigla SMS.

O assunto foi proposto porque todos nós manuseamos produtos químicos no nosso dia a dia, seja o gás de cozinha, os produtos de limpeza, a gasolina e o óleo lubrificante do carro e muitos outros, e precisamos nos proteger para evitar acidentes (Segurança), evitar doenças (Saúde), e proteger a natureza (Meio Ambiente).

Pensando nas Mulheres em Rede, vemos que alguns artesãos utilizam mais intensivamente alguns destes produtos e, portanto, têm uma exposição maior e precisam de maior proteção e cuidados.

Listamos alguns produtos de uso frequente e cujo conhecimento é importante para um manuseio consciente, mas esta lista pode crescer se houver demanda da inclusão de outros produtos.

Inicialmente, serão tratados:
– O gás e o óleo de cozinha, usados por todos nós no dia a dia e, mais ainda pelos artesãos da gastronomia;
– O óleo mineral, a parafina, a vaselina e o silicone, usados sobretudo pelos artesãos da área de cosméticos;
– Os solventes usados pelos que manuseiam tintas nas pinturas em geral.

Para cada um desses produtos, vamos:
– Fazer uma descrição do produto e de sua composição;
– Apresentar suas características toxicológicas;
– Falar sobre os cuidados necessários ao seu manuseio, o seu impacto ambiental e as formas adequadas de descarte.

Para melhor entendimento de todos, vamos apresentar alguns conceitos importantes relacionados com produtos químicos e seus efeitos sobre a Segurança, a Saúde e o Meio Ambiente, chamados abreviadamente de SMS.

– Existe uma norma brasileira para apresentação de dados SMS dos produtos químicos. Chama-se FISPQ, que significa Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos. Ela está disponível na internet até mesmo para o óleo de soja que usamos na cozinha.
– Nas informações gerais, a FISPQ apresenta a identificação do produto e do produtor, sua composição e propriedades, os perigos do seu uso.
– Nas informações sobre segurança, informa se o produto é inflamável, como deve ser armazenado e as medidas de combate a incêndio e controle de vazamentos e derramamento.
– Nas informações sobre saúde constam os males que podem causar ao ser humano, ou seja, se o produto é tóxico (toxicidade) ou se pode causar câncer (carcinogenicidade), medidas de primeiros socorros (ex. queimaduras) e as medidas de proteção individual (ex. uso de luvas).
– Quanto ao meio ambiente, a FISPQ apresenta os danos que o produto pode causar ao meio ambiente e o que deve ser feito com o produto usado (ex. óleo de cozinha).

 

Por Maria Adelina Santos Araújo, engenheira química e voluntária da Asplande.