Retrato de Crislândia Morais

Nome: Crislândia Morais da Silva
Negócio: CrisArte com arte
Área de Negócio: Artesanato e Costura
Bairro/Município: Duque de Caxias – RJ
Contato: (21) 99115-5702

 

Crislândia Morais da Silva é residente do 3° distrito do bairro de Imbariê, no município de Duque de Caxias, baixada do Rio de Janeiro. Casada há vinte e nove anos, começou a namorar ainda na juventude, e relata que, apesar da trajetória difícil, hoje se lembra de todos os momentos felizes que passou, e o quanto é grata pela sua família, pelas conquistas e pelos sonhos concretizados, que ela carrega com muito carinho em seu coração.

Crislândia nasceu em uma família humilde. Foi criada pelo pai e pela madrasta, e se emociona ao lembrar do abandono da mãe, ainda com seis meses de vida. Aos dezesseis anos conheceu o seu atual esposo, engravidando logo em seguida do primeiro filho. Porém, o pai de Crislândia foi contra a união, fazendo com que ela saísse de casa, na época no complexo da Maré, e fosse morar em Caxias. Foi neste novo município que ela e o marido conseguiram comprar, com muito esforço e sacrifício, uma casa para a nova família.

Quando se mudaram para a Baixada, Crislândia trabalhava de carteira assinada, mas o nascimento de seu segundo filho, que teve alguns problemas de saúde, fez com que ela deixasse o emprego para se dedicar ao recém-nascido. Foi um período que durou cerca de sete anos, até que seu filho tivesse crescido mais para já poder se cuidar sozinho.

Crislândia encontrou dificuldade para voltar ao mercado de trabalho, após tanto tempo em casa, e em busca de ocupar o tempo livre, entrou em um curso de artesanato da Faetec de Imbariê, onde aprendeu a fazer peças de artesanato, como bolsas, toalhas de mesa e crochê.

Na escola aberta (num espaço que ela utilizava para fazer suas oficinas de artesanato), conheceu Maria Angélica, uma amiga que lhe apresentou a Economia Solidária, e a convidou para apresentar as suas peças de artesanato em uma feira em Duque de Caxias. A partir desse convite, ela fez o fuxico, que são peças das quais costuma expor na feira, além de uma loja, onde vende seus artesanatos junto com uma amiga.

Os problemas familiares abalaram um pouco o seu emocional, mas a sua principal dificuldade é a competição desleal dentro do âmbito comercial, além do contratempo do deslocamento da Baixada para as demais localidades. Contudo, superou o desânimo e não desistiu, uma vez que o seu trabalho lhe traz muita alegria e satisfação. O marido e os dois filhos estão sempre a incentivando em seus projetos e sonhos, e a ajudam sempre que precisa.

Atualmente, ela trabalha como Secretária Executiva do Fórum, participa de reuniões com o secretário de espaço de comercialização, e a cada dois meses, Crislândia tem algumas reuniões com outros comerciantes de empreendimentos diversos.

Seu maior sonho é ter uma casa própria na Região dos Lagos. E no âmbito profissional, Crislândia almeja conquistar um maior reconhecimento como artesã, além de crescer profissionalmente, no intuito de ganhar o suficiente para dar o conforto merecido à sua família.

 

Por Hemily Gonçalves, estudante de Jornalismo e voluntária da Asplande.