A Importância da Identidade Visual
Quando pensamos em grandes marcas, imediatamente nos vem alguma característica delas na cabeça. Seja o logo, as cores, ou até a aparência dos produtos. Essas características são, provavelmente, parte de sua identidade visual, ou parte da confiança que temos em seus produtos.
Mas o que seria uma identidade visual?
É tudo aquilo que compõe a identidade de uma marca. Por exemplo, o portal Mulheres em Rede tem uma identidade visual na cor roxa. O portal pode utilizar outras cores para cada seção de textos, mas a cor principal é o roxo. Se experimentamos um sabão de uma marca e gostamos, vemos que ele é de qualidade, o usamos de novo. Nos tornamos familiares à marca. A qualidade do produto nos faz ter confiança na marca. A confiança é construída através da familiaridade. A familiaridade, através da identidade visual.
Essa familiaridade pode ser alcançada com elementos que se repetem, como cores e padrões. Se a marca de sabão do nosso exemplo tiver uma embalagem azul com bolinhas brancas, se avistarmos um condicionador azul com bolinhas brancas, já saberemos que ele deve ser da mesma marca, e tem a mesma qualidade que gostamos e confiamos. A identidade visual é o primeiro contato que os clientes tem com o seu produto e com a sua marca. Ela ajuda os produtos a se destacarem aos olhos do consumidor, no meio de um mar de produtos parecidos. É a identidade visual que vai vender o seu produto, vai chamar a atenção do público para o seu produto.
A primeira impressão é muito importante. Tanto uma embalagem quanto um cartão de visitas, quando são bem feitos, eles têm muito mais valor aos olhos do consumidor. São aquelas embalagens e papéis que dão pena de jogar fora. É a identidade visual quem promete tudo o que o produto pode ser.
A identidade visual também é um reflexo dos valores que a marca tem. Vamos supor que uma marca venda roupas de bebê. Ela possui uma identidade visual com cores escuras. Uma concorrente utiliza cores clarinhas. Qual marca passa mais credibilidade como vendedora de roupas de bebês? A marca de cores escuras não gera uma confiança na primeira impressão, enquanto que a outra reflete o tipo de roupas de bebês que costumamos procurar e esperamos encontrar.
Com uma identidade visual consistente e produtos de qualidade, a confiança e fidelidade dos consumidores fica muito mais fácil de alcançar!
Por Anna Paula Rodrigues. Anna Paula é formada em Desenho Industrial e voluntária na Asplande. Contato: anna.papr@gmail.com