Saiba como você pode inovar já!

Uma das principais características do comportamento do empreendedor é buscar oportunidades. O empreendedor é alguém de natureza inquieta, que está de olho em tudo e a todo momento pode ser surpreendido por ideias. Entretanto, alguns microempreendedores não se consideram inovadores. Por que será?

Particularmente, acredito que isso se deva ao fato de que todas as vezes que ouvimos falar em inovação, tudo esteja quase sempre relacionado a jovens, à tecnologia e à internet. Mas na verdade isso é uma ilusão. A inovação pode estar muito mais ao seu alcance do que você imagina.

Pensar que inovar é somente ter uma ideia brilhante e única, por exemplo, pode impedir você de aprimorar o seu negócio. Inovar não é necessariamente criar algo novo, do zero, “inventar a roda”. Modificar, adaptar ou melhorar algo existente já é uma inovação por si só. Quando temos um produto e conseguimos melhorá-lo é sinal de que estamos inovando. Ao percebemos que um produto pode ficar melhor com uma ideia nossa, estamos inovando e ajudando o mercado a aprimorar seus produtos. O que é um smartphone, senão a melhoria de um celular?

 

Agora pense no seu produto ou na sua produção

Existe algo que você possa fazer para que o seu produto se torne mais atrativo para o cliente? O que, de fato, o seu cliente está buscando? Tente pensar além do produto em si. Tente compreender que tipo de solução o seu produto pode oferecer para o cliente.

Com relação à sua produção, será que você não poderia aproveitar alguns materiais e reutilizá-los? Será que você não poderia fazer em menos tempo? Será que seu método de produção é desempenhado da maneira mais eficaz? Será que existe outra forma de comercializar o seu produto, de modo que o seu faturamento aumente?

Uma reflexão constante sobre todos esses questionamentos levará você a buscar soluções inovadoras, e sabe por quê? Porque sempre há uma maneira melhor de fazer alguma coisa e, praticando esses pensamentos, você estimulará a sua mente a pensar e ir atrás da inovação. Experimente começar já!

Anote em um papel todas as possibilidades que poderiam existir para deixar o seu produto com mais atrativos e pense em como implementá-las! Fazendo isso, você já conseguirá visualizar essas melhorias e tudo se tornará mais fácil!

 

 

Joana Rangel é Engenheira, Administradora, Auditora de Sistemas de Gestão e atua como Consultora de Negócios e Mentora de Empreendedores. Autora de diversos artigos na área de Gestão, também escreve no blog de vinhos DiVina e Vinho. Acesse: www.joanarangel.net ou envie um e-mail para joana@joanarangel.com