Como atrair clientes até sua loja
Localização, localização, localização!! Esta é uma palavra de poder, que representa o maior fator determinante do sucesso de sua loja ou quiosque, seja qual for o produto que você venda. Antes de definir o local onde você terá sua loja/quiosque, você tem que pesquisar criteriosamente quais os lugares mais apropriados e favoráveis para fixar seu negócio. Lugares favoráveis significam que você deve considerar não somente o ponto onde ficará sua loja, mas as atividades e comércio que estão próximos a você e quais benefícios poderão reverter a seu favor.
Você pode me perguntar, então: “Que aspectos são esses, importantes para observar no local onde eu irei instalar minha loja ou quiosque?” Eu responderei: Primeiramente, observe se há outras lojas concorrentes, a seguir observe que outras atividades, comerciais ou não, podem gerar um fluxo de pessoas que tenham potencial (poder de compra) para adquirir seus produtos.
Vou citar um exemplo: se você deseja abrir um quiosque que ofereça pães em diferentes formatos, produtos matinais, lanches e outros produtos semelhantes, deverá procurar se estabelecer em uma região onde comprovadamente esteja o público que irá valorizar e comprar seus produtos, sendo seu fiel consumidor.
Então, atrair o consumidor certo para sua loja ou quiosque significa que você precisa conhecer muito bem a região onde pretende se instalar. Por que não basta somente atrair o público. Esse público tem que gostar dos produtos que você vende e tem que ter o poder de compra. Simples assim.
Paula Calil é professora de Marketing no ESPM no Rio de Janeiro.