Entendendo seu cliente
Esse texto é fundamental para você, empreendedora, que deseja crescer no seu negócio e que deseja possuir uma relação a longo prazo com o seu consumidor e que ele seja fiel a sua marca. Vamos definir alguns pontos chave para iniciar um bom relacionamento com seu cliente:
1. Quem é seu cliente?
Para saber quem é seu cliente, temos que definir alguns pontos fundamentais como: sexo, idade, renda ou classe social; saber onde ele está, em qual bairro ou região; o que ele gosta de fazer, quais seus interesses. A partir dessas informações, você começa a ter uma base para definir seu público-alvo.
Conhecer para quem você está vendendo e com quem você está falando é essencial para qualquer negócio. Uma marca que não sabe quem é seu cliente geralmente, acaba com problemas de comunicação, pois não estará atingindo seu público e ele não irá se sentir impactado pela sua marca, o que pode diminuir suas vendas.
Dica: Busque dados de quem já consome seu produto/serviço e descubra pontos em comum entre eles. Isso pode lhe ajudar na hora de definir seu público-alvo.
2. Como buscar dados do cliente?
Comece fazendo um cadastro dos seus clientes antigos através da criação de uma planilha para se organizar. Essa planilha deve conter: nome, telefone, e-mail, data de nascimento. Assim, você pode falar com o seu consumidor a qualquer momento, enviando promoções e criando uma relação mais afetiva com ele, o que é fundamental para qualquer marca.
Dica: Crie agora mesmo uma planilha com as informações acima, para fazer o controle de clientes. Não deixe de saber quem é seu público-alvo!
3. Como entender seu consumidor?
A comunicação do seu negócio tem que ser voltada para o seu público-alvo, não adianta você estar atingindo outras pessoas que não são seu público. Você deve saber onde está seu cliente, com quais redes sociais ele está conectado; quais são as páginas que ele curte; por onde ele passa etc. Desta forma, você poderá definir uma estratégia de comunicação que seja efetiva e impacte seu público-alvo.
Exemplo: Você tem um salão de beleza na Tijuca, seu público-alvo são mulheres de 15 a 45 anos, moradoras da Tijuca que gostam de cuidar do corpo e cabelos, seguem muitas páginas de beleza das redes sociais e passam muitas horas conectadas ao Facebook. Você deve então criar uma página do salão no Facebook e começar a compartilhar dicas de cuidados com o cabelo, novidades de cortes, vídeos de como fazer penteados, dicas de decorações de unha, além dos seus próprios produtos e promoções! No seu estabelecimento, sempre fale para as clientes curtirem a página e lembre-se de fazer o cadastro com os dados da sua clientela!
Não se limite a postar coisas da sua empresa. Faça com que o seu consumidor se interesse e goste de seguir sua página, com conteúdos diversos sobre assuntos que tenham a ver com o seu negócio.
4. Quem usa e quem compra?
Nem sempre a pessoa que compra é a que usa seu produto! Cuidado, esse é um erro comum em muitas marcas que dirigem toda sua comunicação para o público errado e acabam falhando na hora de atingir seu consumidor.
Por exemplo, se você tem uma loja de roupa infantil, seu público-alvo serão principalmente os pais da criança, pois são eles que vão comprar o produto. Entretanto, quem usa é a criança, então sua comunicação tem que ser voltada para os pais e não apenas para a criança. Ela também tem influência na hora de escolher ou tem preferência na compra, mas não vai ser ela quem vai efetuar e decidir a compra.
Dica: Para quem você está vendendo? Com quem você quer falar? Faça essas perguntas a você mesma e responda, pois, assim, você já tem um ponto de partida para começar uma boa estratégia de comunicação.
5. Como o consumidor lhe escolhe?
O desafio de toda a marca é ser lembrada e ser a preferência na hora da compra. Para você estar na cabeça do consumidor e para que ele escolha você ao invés dos seus concorrentes, você deve definir um diferencial da sua marca!
Dica: Responda as perguntas: Por que seu cliente compra de você? O que você oferece que seu concorrente não tem? Assim, você vai estar definindo seu diferencial. Converse com seus clientes atuais e peça dicas sobre quais os pontos mais positivos do seu negócio, dessa forma, você vai ter um caminho para descobrir o que vai lhe diferenciar dos demais.
Exemplo: Você tem uma loja de roupas femininas, possui diversos concorrentes, porém, seu atendimento é muito superior em relação ao deles. Todos seus clientes elogiam suas vendedoras e a forma como tratam eles, ou seja, esse vai ser seu diferencial, pois é algo que vai ter grande importância na hora do consumidor escolher onde vai comprar uma roupa.
6. Como conquistar seu público-alvo?
Como vimos antes, saber seu diferencial é muito importante e isso deve ser explorado no seu negócio. Comunique esse diferencial ao seus consumidores, faça eles perceberem que, como no exemplo anterior, seu atendimento é o melhor. Isso permitirá a criação de um vínculo entre a sua marca e o cliente.
Dica: Procure por tendências e referências de outros negócios na área que você atua. Sempre busque entender quem consome seus produtos e serviços e antecipe suas necessidades e desejos desses clientes. Assim, você sempre estará inovando e se diferenciando e, consequentemente, atraindo cada vez mais novos clientes.
7. Como garantir um bom relacionamento?
É muito importante manter uma relação a longo prazo com seu cliente! Você quer que ele retorne e volte a comprar com você? Então, busque sempre maneiras de satisfazer seu consumidor.
Dica: Faça pesquisas de satisfação e peça feedbacks sobre seu negócio, por e-mail ou pelas redes sociais, pois muitas vezes alguma coisa que passou despercebida pode estar atraindo ou afastando muitos clientes. Saiba que, com isso, você pode melhorar cada vez mais!
Resumindo: Procura saber quem é seu cliente, defina todos os aspectos importantes para criar um cadastro e uma rede de relacionamento com ele. Saiba onde está seu consumidor, para que você consiga se comunicar com ele de maneira que ele se sinta impactado pela sua marca; defina o diferencial do seu produto ou serviço em relação aos seus concorrentes. Por que seu cliente compra seus produtos? Busque por tendências e entenda o que seu consumidor deseja; procure sempre antecipar suas necessidades da sua clientela. Peça feedbacks aos seus clientes para saber o que melhorar ou o que eles gostam mais no seu negócio e mantenha sempre um bom relacionamento, para que ele seja fiel a sua marca.
Juliana Lucas Rodrigues é voluntaria da ASPLANDE através dos www.atados.org.br