Você sabe falar bem do seu negócio?

Imagina que você encontra de repente na rua uma pessoa muito importante para o seu negócio. Ou que você vai a uma feira ou a um evento e sabe que lá vai ter um monte de gente que pode se interessar pelo que você vende. Você quer marcar presença, não quer? Quer que notem você, que saibam o quanto o seu produto é bom. E que no final das contas comprem de você ou agendem uma visita para conhecer melhor o que você vende.

É exatamente nessa hora, que você tem de saber falar muito bem do seu negócio para atrair a atenção de seus futuros clientes. Mas por incrível que pareça, muitos empreendedores perdem a chance de fazer negócios justamente porque não sabem falar, em poucas palavras, o quanto seu produto é bom e porque devem comprar com você e não de outra pessoa. Afinal, hoje ninguém mais tem tempo para ficar ouvindo longas explicações, as pessoas querem receber rapidinho as informações.

 

A boa notícia é que você pode aprender como falar, em poucas palavras, sobre o que você vende. O nome dessa técnica é pitch, e é muito usada por várias empresas grandes e pequenas. O pitch não é para ser demorado, a ideia é que seja rápido e que em pouco tempo você consiga falar tudo o que é importante.

E você pode aprender a fazer isso em cinco passos que vou lhe ensinar agora. Mas é fundamental colocar no papel o seu pitch, rabiscar, escrever de novo. Assim você vai melhorando o texto e pode levar na bolsa e sair treinando por aí. Vamos lá? Pegue papel e caneta e vamos começar!

 

Primeiro vem o básico: fale o seu nome, o nome da sua empresa e qual o seu ramo de vendas. Se você ainda não tem um nome para o seu negócio, sem problemas! Vou lhe dar um exemplo: “Bom dia! Meu nome é Luísa e trabalho com doces e salgados para festas infantis”. Esse passo é fácil, né? Mas lembre-se de uma coisa: a pessoa que estiver lhe ouvindo vai prestar atenção não só no que você está falando, mas também no jeito como você fala. Entusiasmo é fundamental, a pessoa vai estar avaliando o seu negócio, mas também vai estar prestando atenção em você. Fale com confiança, mas sem parecer convencida demais.

O segundo passo é falar qual o seu produto e o diferencial dele. O que é isso? É falar do seu produto e dizer o que você faz de diferente dos seus concorrentes. Aqui é que começa o segredo do pitch: você tem de pensar e falar do seu negócio com os olhos e ouvidos do cliente. Por que vale a pena comprar de você? O que você faz de diferente dos outros? Vou lhe dar um exemplo, apesar de que o diferencial varia muito de negócio para negócio: se o seu produto for alimentos e ele é feito só com ingredientes naturais isso é um diferencial. Então descreva muito bem o seu produto, ressaltando o fato dos ingredientes serem naturais. E procure o seu diferencial nas coisas simples, porque é isso que o mercado valoriza. O próprio fato de você fazer parte de uma rede de economia solidária já é um diferencial. Fale sobre isso no seu pitch!

O terceiro passo é responder: qual a necessidade do cliente que você resolve? Quem quer comprar alguma coisa quer ter uma necessidade atendida. Pode ser fazer uma festa, andar mais bonita, pode ser comer bem sem engordar. Aqui você precisa pensar em como seus clientes são e o que eles precisam. Lembre-se que para construir um pitch você muitas vezes vai ter de parar e pesquisar um pouco. Se você não tem na cabeça a resposta para este terceiro passo, é hora de sair conversando com alguns clientes, faça uma pesquisa boca a boca mesmo. Conhecer o que os clientes pensam é sempre muito bom. Aí então escreva no seu pitch porque comprando de você essa necessidade vai ser atendida, e muito bem atendida! Lembre-se que a primeira fã do seu negócio tem de ser você mesma.

Agora, vem o quarto passo: lembra que você falou no início do seu diferencial? Agora é a hora de detalhar um pouco mais desse diferencial. Fale um pouco mais sobre ele, mas não precisa entrar em detalhes demais. Lembre-se que no pitch a ideia é falar de forma objetiva. Você precisa se lembrar de colocar no pitch o que é muito importante. Se a pessoa quiser muitos detalhes, ela lhe pergunta e então você vai respondendo o que ela quer saber.

E finalmente no quinto e último passo termine falando sobre o que você quer, seja vender, conseguir uma reunião para mostrar mais detalhes, buscar parceria…  Em alguns momentos o objetivo do pitch pode não ser vender na hora, mas sim despertar interesse das pessoas pelo que você faz. Como quando você se apresenta em um curso por exemplo. Você quer que as pessoas sintam o quanto você e seu negócio são importantes.

Agora o que eu quero é que você invista tempo construindo e melhorando o seu pitch. Ele não fica pronto de uma hora para outra. Você tem de construir com carinho e com atenção. E tem de estar escrito, para você poder rabiscar e melhorar. E treinar. Treinar é fundamental. Assim você vai gravando seu pitch na cabeça, e é também uma forma de saber o que pode ser melhorado nele. Treine com amigos, parentes, e até com aquele seu cliente fiel. Peça opinião, melhore, faça de novo. Mas aqui vai outra dica: não deixe ficar automático, tipo decorado. Tem de ser espontâneo, o cliente tem de sentir seu entusiasmo, lembra do que falamos lá no primeiro passo. E como você quer ser lembrada, tenha sempre com você o seu cartão e entregue no final do pitch. Não precisa ser um cartão caro nem muito elaborado, mas as pessoas têm de conseguir lhe encontrar e falar com você quando precisarem.

 

Elena Martinis é especialista em Empreendedorismo Feminino e autora do livro ‘Mulher de Negócios – Faça Sua Empresa Acontecer’. Além disso, é consultora de Negócios da Rádio Globo no programa ‘Rango de Rua’ que vai ao ar aos domingos pela manhã. Elena é colaboradora voluntaria da ASPLANDE. Contato: elenamartinis@elenamartinis.com.br