Construindo sua marca

Quer montar o seu negócio mas ainda não sabe qual será o nome da marca? Aqui vão algumas dicas para você escolher da melhor maneira sua logomarca.

 

1 – Saiba qual é o seu negócio

A primeira coisa para uma boa construção de marca é saber com o que você trabalha e em qual segmento você atua: Moda, alimentação, beleza, arte, etc. Não adianta você ter um salão de beleza que se chame “Fique feia”, ou um restaurante com o nome “Quilinhos a mais”, pode parecer óbvio, mas muita gente comete grandes erros quando o assunto é dar um nome ao seu negócio. Você pode até comer nesse restaurante por exemplo, mas gera um estranhamento, o que pode fazer com que o consumidor não entre no seu estabelecimento ou não retorne.

Portanto ao escolher um nome que tenha a ver com o que você quer passar aos seus consumidores, não aposte em nomes complicados ou que possam gerar dúvidas. O nome da sua marca é a principal maneira de entrar na cabeça do seu cliente e ser lembrado.

 

2- Definindo sua logomarca

Depois de definir seu negócio e saber exatamente com o que você trabalha, é interessante buscar por tendências e referências de marcas já existentes para criar sua logomarca. Busque sempre inovar para chamar atenção do consumidor e escolha uma bem simples que tenha um bom visual e possa refletir bem o seu negócio.  Além disso, sua logomarca também deve estar coerente com a identidade visual da sua marca, por exemplo, se seu salão de beleza tem uma ambientação puxada para o roxo e rosa, uma boa alternativa é apostar nessas cores para construir seu logo, pois assim, haverá uma sinergia na comunicação visual e física e seu cliente terá mais chances de lembrar de você.

Não se esqueça, que existem tipografias que não devem ser colocadas no seu logo, seu cliente deve identificar claramente o que está escrito e o que significa sua marca. Nunca utilize letras confusas ou pequenas demais, peça conselho para algum conhecido ou busque algumas sugestões antes de definir algo dessa importância. Algumas cores, também não devem ser usadas para certos negócios, vamos supor que você tenha uma loja de produtos naturais e coloca um ambiente puxado para o preto e cinza, não combina! O melhor nesse caso seriam cores mais neutras e leves, como azul, verde, branco e bege, então procure sempre ser coerente em suas decisões.

 

3- Criando um slogan

O slogan é uma frase de impacto bem sucinta que reforce ou dê singularidade a sua marca, ele complementa seu logo e é claro, deve ter sinergia com o que você quer comunicar. O objetivo é expressar, de forma direta, a história e o conceito da marca, produto ou serviços. O slogan pode definir o conceito da sua marca, como em Itaú – “feito para você” ou Red Bull – “Te dá asas”, ou pode ser exclusivo para uma campanha como: “Só tem Pepsi pode ser?” Ou Itaú – “Vá de bike”. É muito interessante apostar em um bom slogan, que faça com que o consumidor possa se lembrar rapidamente de sua marca, gerando uma identificação com o mesmo.

Busque sempre sugestões e pense bastante em um bom slogan, pois pode ser um grande diferencial para seu negócio e lhe destacar perante aos concorrentes.

 

4- Posicionamento de marca

O posicionamento da sua marca deve comunicar aquilo que você quer passar ao seu consumidor, como sua marca será percebida na cabeça do seu cliente em relação aos seus concorrentes? É muito importante ter um posicionamento bem definido, pois, desta forma você terá uma estratégia de diferenciação e identidade da sua marca. Para definir seu posicionamento, você deve saber qual o seu público alvo e pensar em como você quer que seus clientes lembrem de você. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas para bebês e quer ser lembrada pelas mães (que são seu público-alvo) como uma marca que oferece roupas de qualidade, com um preço acessível e que se preocupa com a criança, você deve se comunicar como uma loja próxima, que dá bastante atenção aos clientes individualmente e se mostrar especialista no assunto, pois é assim que sua loja será lembrada. Caso sua comunicação seja esta, porém a experiência de compra seja totalmente diferente do que você estabelece no seu posicionamento, você terá um grande problema de comunicação, pois seus consumidores não vão te perceber da maneira que você está se vendendo, podendo gerar uma possível rejeição à marca.

 

5 – Pesquisa de aceitação

Antes de lançar sua marca no mercado, busque por dicas e pergunte a amigos, familiares o que acharam, se ajudar peça conselhos a um profissional. É muito importante ter a aceitação da sua marca, pois assim você tem mais chances de sucesso.

 

6 – Reposicionamento de marca

Ainda está em dúvida se sua atual marca, logomarca ou posicionamento está adequado ao seu negócio? Não se preocupe! Ainda dá tempo de mudar, aproveite as dicas deste artigo para reconstruir uma nova marca para seu negócio.

 

Resumindo:

Sua marca é de extrema importância para seu empreendimento, uma marca mal definida pode lhe levar a péssimos resultados e até à falência, comunicação de marca é fundamental para atrair o consumidor na hora da compra! Procura sempre se destacar perante seus concorrentes e busque entender seu negócio, pois quando sua identidade visual e seu posicionamento estão totalmente integrados, as chances de sucesso são multiplicadas.

 

Juliana Lucas Rodrigues é voluntaria da ASPLANDE através dos www.atados.org.br