Empreendimento no Facebook
Algumas dicas para alavancar a fanpage do seu negócio e aumentar sua presença online.
Com uma média de 1,65 bilhão de usuários ativos o Facebook é atualmente a maior e mais impactante rede social do mundo. A rede social vem se desenvolvendo cada dia mais com novas funções e atributos, melhorando a experiência de seus usuários e aprimorando a plataforma para o uso de empresas e marcas. No Brasil, 92 milhões de pessoas acessam a plataforma todos os meses – o que corresponde a 45% de toda a população brasileira, segundo o IBGE. [1]
No que tange ao marketing digital, com a facilidade de criar um perfil e uma página na rede social e no baixo custo necessário para realizar uma campanha, o Facebook é hoje uma das melhores ferramentas de divulgação online disponíveis para o empreendedor. É comum um pequeno empresário, seja ele vendedor autônomo, prestador de serviços ou fabricante de algum produto, criar uma conta no Facebook e começar a fazer marketing a sua própria maneira, quase de maneira instintiva.
Contudo, para ter uma estratégia online de sucesso e conseguir cada vez mais fãs (pessoas que curtem sua página e acompanham as suas publicações) é preciso ter consistência e produzir conteúdos relevantes.
Abaixo, separamos algumas dicas para alavancar a fanpage do seu negócio e aumentar sua presença online.
Divulgue no seu próprio perfil pessoal e peça para os outros funcionários, amigos e família curtirem e divulgarem
Para quem está começando agora, é importante aproveitar as pessoas da sua própria rede e pedir que os amigos divulguem sua página. Mesmo que não sejam o público alvo da sua empresa, é essencial ter as primeiras curtidas para gerar um pouco de credibilidade, pois assim os usuários vão perceber que há outras pessoas que conhecem e confiam na empresa.
Uma outra estratégia de divulgação é usar os outros canais de contato que sua empresa tenha disponíveis, por exemplo, se sua empresa já tiver uma audiência, como uma base de assinantes de uma newsletter, um bom número de seguidores do Twitter ou mesmo algum alcance em canais offline (jornais, revistas, etc), use-os para comunicar a criação da página. Como essas pessoas já conhecem sua empresa, existe uma chance maior de gostarem e aprofundarem o relacionamento.
Use e abuse do marketing de conteúdo
O Marketing de Conteúdo consiste, de maneira bem simplificada, em gerar conteúdo relevante para o seu público-alvo ( posts, artigos, vídeos, etc) de maneira que eles passem a vê-lo como uma referência no seu mercado de atuação. Essa é uma estratégia que vem sendo bastante utilizada e consiste em uma forma de “educar” o seu cliente, para que ele saiba exatamente do que precisa ou os eventuais problemas que um dia possam vir a ter ( e que você tem a solução para o mesmo).
Uma boa estratégia para conseguir ter uma valiosa lista de contatos (e-mail e telefone) de potenciais clientes é fornecer algo em troca para quem disponibilizar estes dados em algum formulário. Por exemplo, se você é maquiadora ou possui um salão de beleza, em troca do endereço de e-mail dos usuários, disponibilize um vídeo com dicas de auto maquiagem ou dê um e-book sobre formas de cuidar melhor de seus cabelos. Dessa forma, enquanto você melhora os contatos do seu marketing, os seus fãs ganham conhecimento.
Nas postagens, seja claro e direto. Para um anúncio se destacar nas páginas de notícias dos seus fãs o ideal para o seu texto é ter entre 100 a 200 caracteres. Pratique a velha tática de informar muito com o mínimo de palavras, deixe os textos longos e mais específicos para um blog ou para os conteúdos extras que seus clientes receberão (e-books, vídeos, tutoriais, etc).
Aposte nas imagens
No Facebook, as imagens são tudo. Ter um número bom de imagens ajuda a construir um anúncio eficiente. Atualmente, na sua página é possível adicionar até seis imagens por anúncio. Opte por uma que ajude a chamar mais atenção para aquilo que você está divulgando.
Para não cometer gafes, tenha cuidado com o tamanho das imagens no Facebook! O Facebook tem diversas imagens: de perfil, capa, das postagens, além de diversos thumbnails, o que faz com que seja bem difícil decorar o tamanho ideal para uma imagem. Neste link você confere um infográfico que pode te ajudar nas edições de imagens para sua página e outras redes sociais: http://tutano.trampos.co/7148-midias-sociais-guia-tamanhos/.
Crie promoções e sorteios
Promoções costumam funcionar bem nas mídias sociais e se espalham com facilidade. Sorteios, cupons ou concursos de melhor foto e melhor frase para ganhar um determinado produto ou serviço são sempre atrativos e podem render muitas “curtidas” para sua empresa. Outro cuidado é que a oferta seja relacionada ao que sua empresa faz ou ao seu público.
Faça perguntas, enquetes ou peça por sugestões
Clientes gostam de serem ouvidos. Busque saber a opinião deles sobre assuntos que você posta em sua página do Facebook, mantendo as perguntas simples. As enquetes podem servir como uma poderosa ferramenta para saber o que mais agrada aos usuários, e o que provoca insatisfações de uma forma sutil, fazendo perguntas sobre qual deve ser o tema do próximo post, etc.
Marque páginas ou pessoas e use (e abuse) das hashtags (#)
Incluir tags com nomes de pessoas em seu post é uma ótima forma de melhorar o alcance do seu anúncio! Assim que visualizarem a sua postagem, as chances de outras empresas compartilharem irá aumentar. Para fazer isso, basta digitar @ que, em seguida, aparecerão sugestões de nomes que você pode marcar.
Em relação às famosas hashtags, apesar de não ter a mesma eficácia que no Twitter, é importante que você as use para que elas te ajudem a promover alguma campanha, por exemplo. Além disso, você pode conhecer as opiniões do seu público acerca de um post que você está divulgando apenas buscando pela hashtag utilizada no Facebook.
Parece difícil? Não, não é. Por exemplo, se você quer criar uma campanha voltada para o Natal e o seu negócio é uma doceria, busque associações com a temática, sempre em um aspecto positivo, enaltecendo as características do seu produto: Após escolher uma imagem convidativa dos doces, poste #DocesNatalinos #SóGostosuras #NoClimadoNatal #Ôláemcasa.
Regra dos 80/20
Para quem não a conhece, trata-se de um princípio muito simples: 80% das publicações realizadas em sua fanpage precisam gerar algum valor para o internauta, e 20% dos posts podem ser de promoções ou anúncios dos seus produtos. Em resumo, a cada 10 posts que fizer, 2 devem ser para a divulgação de seus serviços ou produtos, e os outros oito deverão conter mensagens relevantes para que gerem engajamento.
É possível estudar os melhores horários para as publicações e ver em quais horários os seus fãs estão mais ativos na rede. Clique em “Insights” nas configurações da sua página para acessar a ferramenta Facebook Insights e veja que é possível encontrar essas informações para otimizar sua estratégia em relação aos picos de horário em que as possibilidades de engajamento podem ser maiores. Lá você também pode ficar sabendo qual é o tipo de publicação que oferece os melhores resultados. Guarde seu melhor conteúdo para o horário nobre da sua página!
Aproveite as datas comemorativas e os memes
Páscoa, dia dos namorados, dia das mães, Black Friday, Natal… várias datas comemoradas no Brasil, oferecem uma grande oportunidade para postagens temáticas e campanhas online de acordo com estes assuntos. Alterne links, imagens, vídeos e textos de forma a incrementar o engajamento e o alcance dos usuários através dessa variedade.
A foto de capa é muito importante. Alterá-la de acordo com algum evento ou data mostra para os seus seguidores que você, acima de tudo, deseja se manter interessante para eles. Use esse espaço também para promover seus eventos e sorteios.
Postar com frequência é fundamental para o seu público continuar interagindo com a sua página. Porém, lembre-se que nada em excesso é bom e isso inclui as mídias sociais. Busque distribuir os posts ao longo dia.
Uma outra alternativa bem dinâmica e interessante é usar os memes que viralizam na internet. Memes podem ser definidos como qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade. Fazer posts utilizando memes, adaptados ao seu negócio, são capazes de trazer ótimos retornos, pois são populares e demonstram que você está atento ao que rola na internet.
Compre anúncios no Facebook
Agora que você já estruturou a sua página e já possui um número significativo de postagens, é hora de investir um pouco para atrair mais fãs, e consequentemente, mais clientes.
Se bem feitas, as campanhas com anúncios no Facebook (facebook.com/ads) podem funcionar muito bem na alavancagem da página. Como todo tipo de anúncio, no entanto, é preciso estudar bem o assunto para não sair desperdiçando dinheiro. Quanto maior for o CTR (taxa de cliques nos anúncios), menos sua empresa vai pagar pelo clique. Por isso é fundamental testar muito, com diferentes combinações de textos e imagens, para analisar quais apresentam melhor resposta. Tente também segmentar bem o público e alcançar apenas quem está interessado no seu assunto, ocupa um cargo que te interessa ou curtiu páginas que sejam parecidas com a sua. O anúncio do Facebook, por sinal, tem ótimas ferramentas para você definir o seu público. É possível fazer essa definição através de características importantes como localização, idade, gênero, local de trabalho, status de relacionamento, idioma e educação.
As redes sociais não impõem limites para a criatividade nas tentativas de alcançar os consumidores de seus produtos/serviços: o Facebook permite que qualquer empresa seja profissional em sua rede, assim, o empresário deve aproveitar para tentar se aproximar do público e colocar sua empresa de igual para igual com outras grandes empresas do mercado.
Por fim, saiba que tudo no marketing digital é uma junção de planejamento, consistência e tentativas. Se com sua estratégia você não obteve o resultado desejado, reflita sobre o que não funcionou e tente novamente. Não se esqueça que Marketing é uma via de mão dupla em relação aos clientes, pois consiste em lidar com pessoas cujos sonhos e desejos estão em constante mudança. Boas vendas!
Fontes:
[1]http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/04/facebook-atinge-marca-de1-bilhao-de-usuarios-todos-os-dias.html
http://marketingdeconteudo.com
http://resultadosdigitais.com.br
Vitória Mendes
Publicitária, especialistas em marketing digital e mídas sociais e voluntária da ASPLANDE através dos www.atados.com.br. Além disso, possui o blog Ajustando a Rota onde escreve sobre empreendedorismo, inovação e liderança. Você pode entrar em contato com Vitória através do email vitoriamendescontato@gmail.com e preenchendo o formulário de contato no blog www.ajustandoarota.com.br.